terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Iniciando o Crochê - Segurando a agulha e a Primeira Laçada

SEGURANDO A AGULHA

No crochê as duas mãos são usadas. Uma das mãos  segura a agulha e faz a maior parte dos trabalhos; a outra segura o fio e controla a tensão do ponto.

A agulha geralmente é presa nos dedos da mão direita (para destros) como mostra a primeira foto, e é a que provavlemnte será a mais confortável. Note que o gancho fica para baixo.

Com a outra mão controla-se o deslizar do fio do novelo e os dedos mantêm a tensão. Observe a segunda foto e enrole o fio ao redor e entre seus dedos conforme a foto. A sugestão é que você segure o trabalho entre seu polegar e o indicador e regule a tensão do fio com o dedo médio.






Canhotos
Pessoas canhotas usam algumas vezes a agulha de crochê em sua mão direita. Se você usar sua mão esquerda como a mão com que trabalha normalmente, poderá seguir as instruções e as imagens, encostando um espelho junto à imagem. 


FAZENDO UM NÓ CORREDIÇO



Esta é a forma que você iniciará seus trabalhos. Eu o chamo de "Primeira Laçada". O fio é usado direto do novelo.


Fig 1 - Cruze a ponta do fio fazendo uma laçada: com o fio do novelo por cima, introduza a agulha e apanhe a parte comprida do fio.






Fig 2 - Puxe o fio através da alça para forma a laçada.




ANEL MÁGICO

 É uma forma de iniciar trabalhos circulares, como toalhinhas, florzinhas, bichinhos, entre outros.

Várias vezes li este temos nas receitas que encontrei, e encontrei vários vídeos no YouTube que explicasse como o fazer.

Um deles é Anel Mágico, de Carola Rodrigues (clique no link para assistir). Ela faz com pontos baixos, mas se a receita lhe pedir pontos altos a "mecânica" é a mesma.



Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário