quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Iniciando o Crochê - Agulhas

Estou me baseando em um manual que encontrei na net, e depois por coincidencia, vim a descobrir que ele é de autoria da Coats Corrente. Você pode encontrá-lo no endereço: http://www.coatscorrente.com.br/scripts/consumo/dica/ponto_dica_croche.asp
Tentei resumi-lo aqui, e em alguns pontos, detalhar com imagens que venho guardando...
 
Os pontos de crochê são baseados em quatro pontos principais. Cada um deles é simples e fácil de aprender. Os dedos aprendem logo o "jeito", de modo que uma pessoa pode crocehtear e conversar ao mesmo tempo. Eu, particularmente, não consigo muito dependendo da peça... Talvez por causa do ponto-cruz, fico sempre "contando" os pontos - rs. De qualquer forma o crochê, independente de render lucros ou não, pode se tornar interessante para toda a vida, ocupando um tempo vago ou sendo sua fonte de renda principal, porém o mais importante é a satisfação. Que fará com que suas peças tem mais do que linhas entrelaçadas: mas sejam feitas com o coração.
 
AGULHA DE CROCHÊ
 
Você só precisa de uma agulha e um novelo de linha para começar o crochê. Elas podem ser feitas em alumínio ou aço e têm uma variedade de tamanho. As grossuras são definidas pelo diâmetro da agulha em milímetros e cada uma tem uma numeração.
 
Na lista abaixo você encontra os tamanhos para as agulhas fornecidas pela Coats e pela Corrente:

Agulhas para Crochê em Alumínio (Coats) - Indicadas para linhas mais grossas ou lãs. Sua numeração indica o tamanho da ponta em milímetros.
Tamanhos: 2mm; 2,5mm; 3mm; 3,5mm; 4mm; 4,5mm; 5mm; 5,5mm; 6mm e 7mm.
 
Agulhas para Crochê em Aço (Coats - Corrente Milward) - Indicadas para trabalhos com linhas mais finas.Sua numeração indica o tamanho da ponta em milímetros.
Tamanhos: 2mm; 1,75mm; 1,50mm; 1,25mm; 1,00mm; 0,90mm; 0,75mm; 0,60mm.
 
 
 
Durante seus trabalhos, você pode precisar também de:
  • Agulhas de costura à mão para unir trabalhos, bordar ou cerzir as pontas.
  • Tesoura para rematar (ou alguma comum, que tenha bom corte. Aprendi com uma amiga de infância que tesoura que corta linhas e panos devem ser utilizadas apenas para isto, para ter durabilidade maior)
  • Fita métrica
Caso você seja como eu, iniciante do zero, guarde algumas doses extras de paciência... não tenha pressa, muito menos medo de desmanchar e começar tudo de novo... a persistência te levará à perfeição... e um dia, nossas peças serão lindas, como nas fotos que encontramos em diversos blogs! Não tenha pressa em aprender...
 
Dicas pessoais:
  1. Tente se adaptar tanto aos gráficos quanto às receitas... mas em uma delas você vai sentir mais afinidade... para aprender busque-as!
  2. Se você não tem uma certa "experiência", não tente fazer peças muito grandes ou com pontos fora do "básico"... a gente quando está aprendendo tem uma ansiedade enorme para ver os resultados. Isso vai animá-la e encorajá-la a "enfrentar" peças maiores e mais detalhadas...
  3.  




4 comentários:

  1. Oi amiga adorei este post.
    Amiga estou passando para convidar vc a participar do concurso cultural em parceria com a coats corrente em meu blog.
    Passe lá e participe.
    Eliza.Bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga adorei seu blog e já estou te seguindo nos teus 2 blogs.Venha conhecer meu blog e seje minha seguidora.Bjus!
    http://sacroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Salete! Obrigada pela visita... volte sempre!! ;) Abs!

      Excluir