Tentei resumi-lo aqui, e em alguns pontos, detalhar com imagens que venho guardando...
Os pontos de crochê são baseados em quatro pontos principais. Cada um deles é simples e fácil de aprender. Os dedos aprendem logo o "jeito", de modo que uma pessoa pode crocehtear e conversar ao mesmo tempo. Eu, particularmente, não consigo muito dependendo da peça... Talvez por causa do ponto-cruz, fico sempre "contando" os pontos - rs. De qualquer forma o crochê, independente de render lucros ou não, pode se tornar interessante para toda a vida, ocupando um tempo vago ou sendo sua fonte de renda principal, porém o mais importante é a satisfação. Que fará com que suas peças tem mais do que linhas entrelaçadas: mas sejam feitas com o coração.
AGULHA DE CROCHÊ
Você só precisa de uma agulha e um novelo de linha para começar o crochê. Elas podem ser feitas em alumínio ou aço e têm uma variedade de tamanho. As grossuras são definidas pelo diâmetro da agulha em milímetros e cada uma tem uma numeração.
Na lista abaixo você encontra os tamanhos para as agulhas fornecidas pela Coats e pela Corrente:
Agulhas para Crochê em Alumínio (Coats) - Indicadas para linhas mais grossas ou lãs. Sua numeração indica o tamanho da ponta em milímetros.
Tamanhos: 2mm; 2,5mm; 3mm; 3,5mm; 4mm; 4,5mm; 5mm; 5,5mm; 6mm e 7mm.
Agulhas para Crochê em Aço (Coats - Corrente Milward) - Indicadas para trabalhos com linhas mais finas.Sua numeração indica o tamanho da ponta em milímetros.
Tamanhos: 2mm; 1,75mm; 1,50mm; 1,25mm; 1,00mm; 0,90mm; 0,75mm; 0,60mm.
Durante seus trabalhos, você pode precisar também de:
Agulhas de costura à mão para unir trabalhos, bordar ou cerzir as pontas.
Tesoura para rematar (ou alguma comum, que tenha bom corte. Aprendi com uma amiga de infância que tesoura que corta linhas e panos devem ser utilizadas apenas para isto, para ter durabilidade maior)
Fita métrica
Caso você seja como eu, iniciante do zero, guarde algumas doses extras de paciência... não tenha pressa, muito menos medo de desmanchar e começar tudo de novo... a persistência te levará à perfeição... e um dia, nossas peças serão lindas, como nas fotos que encontramos em diversos blogs! Não tenha pressa em aprender...
Dicas pessoais:
Tente se adaptar tanto aos gráficos quanto às receitas... mas em uma delas você vai sentir mais afinidade... para aprender busque-as!
Se você não tem uma certa "experiência", não tente fazer peças muito grandes ou com pontos fora do "básico"... a gente quando está aprendendo tem uma ansiedade enorme para ver os resultados. Isso vai animá-la e encorajá-la a "enfrentar" peças maiores e mais detalhadas...